quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Chegou a hora de Matheus Nunes e Chico Geraldes?

Hoje foi finalmente oficializado o negócio do Bruno Fernandes. Assinou no Manchester United por 55M + 25 de objectivos. Depois desta grande perda, o Sporting fica muito mais frágil do que já era no meio campo. Sobram apenas: Battaglia, Wendel, Doumbia e Eduardo e talvez Miguel Luís (que provavelmente será emprestado). 
Como todos sabem, Bruno Fernandes é um jogador único. Especial. Vamos demorar anos a encontrar um jogador com a qualidade do Bruno Fernandes. É muito provavelmente o melhor médio da nossa história, e só ficou 3 anos no Clube, para termos bem noção do jogador que foi. Encontrar o seu substituto será quase impossível, um jogador apenas não basta. Portanto, enquanto não compramos um substituto, sou apologista de que devemos olhar para dentro, e dar oportunidades aos jovens da casa. Principalmente o Matheus Nunes e Francisco Geraldes. 





Matheus Nunes é um jovem brasileiro de 21 anos dos Sub 23 do Sporting. Matheus é um médio ofensivo que consegue com muita facilidade ocupar qualquer posição no meio campo, seja a 10, 8 ou 6. É um médio com qualidade de passe e muita técnica. É rápido com bola, tem uma grande passada larga, e tem uma potência física que merece destaque. 



                    Porquê Matheus Nunes? 

O que eu mais gosto em Matheus Nunes é o nível de regularidade. Não há jogo dos Sub 23 em que o Matheus Nunes jogue mal. É muito constante desde que chegou ao Sporting. Grandes exibições atrás de grandes exibições, que fez com que ganhasse o estatuto de melhor jogador dos Sub 23, pelo menos na minha opinião. Apesar da Liga Revelação ser de um nível muito baixo, eu acredito que o Matheus Nunes poderá singrar na equipa principal do Sporting. Até porque quando era jogador do Estoril, jogou pela taça da liga e não desapontou. Fez uma grande exibição contra o Sporting em Alvalade, e outra contra o Marítimo na Madeira. 

Apostar em Matheus Nunes é também uma maneira de começar já a preparar a próxima época. Provavelmente no mercado de inverno iremos despachar vários entulhos que existem no plantel, e essa é a altura certa de apostarmos em Matheus para vermos se serve mesmo ou não. Enquanto não tiver uma oportunidade, nunca chegaremos a uma conclusão em relação a isso. Não quero com isto dizer que o Matheus tem que entrar logo no onze inicial. Peço apenas que seja chamado nas próximas convocatórias do Sporting, que tenha minutos a sair do banco, e com o tempo conquistar o seu lugar, se assim o fazer por merecer. 

Aqui fica uma grande jogada e assistência de Matheus Nunes no penúltimo jogo dos sub 23 contra o Estoril:






                                                 
Chico Geraldes, outro jogador que foi hoje oficializado o regresso ao Sporting, é Francisco Geraldes. Depois de não ter tido uma experiência boa ao serviço do AEK, somando apenas 6 jogos, o jovem jogador regressa ao Sporting. E a pergunta que não se cala é: será que vai ser finalmente aposta? 
Dos mais recentes talentos da formação do Sporting, um dos mais injustiçados, senão mesmo o mais injustiçado, é Geraldes. 
E passo a explicar o porquê: destacou-se sempre pelas camadas jovens do Sporting, onde chegou até a equipa B. Depois foi emprestado ao Moreirense, onde estava a realizar uma época fabulosa. Conquistando mesmo um troféu (Taça da Liga). O Sporting não resistiu às grandes exibições do médio, e chegou a um acordo com o Moreirense para o regresso do jogador antes da época terminar. Até aí tudo muito bem. Geraldes regressou ao Sporting, certamente com enorme expectativa, como todos nós adeptos também estávamos. O miúdo regressou, e simplesmente não foi aposta. Tendo inclusive jogado pela equipa B do Sporting. Um jogador que já estava a brilhar na primeira liga, regressa ao clube que o emprestou, não é aposta, e ainda é mandado para a equipa B. Acham que isso é benéfico para o jogador? Acham que assim estão a valorizar um ativo da nossa formação? Acham que é bom para o psicológico de um jogador?! 
Logo a seguir foi mais do mesmo, sucessivos empréstimos, até hoje. 

Geraldes na minha opinião, é um jogador que nesse momento não se encontra bem psicologicamente. E quando assim é, dificilmente terá rendimentos desportivos. O Sporting precisa de dar confiança ao jogador, recuperar psicologicamente, e apostar. Acredito que o Geraldes motivado consiga brilhar ao serviço do Sporting. Tem qualidade para isso. Estou muito ansioso para ver como será tratado ou gerido esse regresso.

Aqui fica um golaço de Geraldes ao serviço do Sporting, na pré-época:




Sem comentários:

Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler

Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...