quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Chegou a hora de Matheus Nunes e Chico Geraldes?

Hoje foi finalmente oficializado o negócio do Bruno Fernandes. Assinou no Manchester United por 55M + 25 de objectivos. Depois desta grande perda, o Sporting fica muito mais frágil do que já era no meio campo. Sobram apenas: Battaglia, Wendel, Doumbia e Eduardo e talvez Miguel Luís (que provavelmente será emprestado). 
Como todos sabem, Bruno Fernandes é um jogador único. Especial. Vamos demorar anos a encontrar um jogador com a qualidade do Bruno Fernandes. É muito provavelmente o melhor médio da nossa história, e só ficou 3 anos no Clube, para termos bem noção do jogador que foi. Encontrar o seu substituto será quase impossível, um jogador apenas não basta. Portanto, enquanto não compramos um substituto, sou apologista de que devemos olhar para dentro, e dar oportunidades aos jovens da casa. Principalmente o Matheus Nunes e Francisco Geraldes. 





Matheus Nunes é um jovem brasileiro de 21 anos dos Sub 23 do Sporting. Matheus é um médio ofensivo que consegue com muita facilidade ocupar qualquer posição no meio campo, seja a 10, 8 ou 6. É um médio com qualidade de passe e muita técnica. É rápido com bola, tem uma grande passada larga, e tem uma potência física que merece destaque. 



                    Porquê Matheus Nunes? 

O que eu mais gosto em Matheus Nunes é o nível de regularidade. Não há jogo dos Sub 23 em que o Matheus Nunes jogue mal. É muito constante desde que chegou ao Sporting. Grandes exibições atrás de grandes exibições, que fez com que ganhasse o estatuto de melhor jogador dos Sub 23, pelo menos na minha opinião. Apesar da Liga Revelação ser de um nível muito baixo, eu acredito que o Matheus Nunes poderá singrar na equipa principal do Sporting. Até porque quando era jogador do Estoril, jogou pela taça da liga e não desapontou. Fez uma grande exibição contra o Sporting em Alvalade, e outra contra o Marítimo na Madeira. 

Apostar em Matheus Nunes é também uma maneira de começar já a preparar a próxima época. Provavelmente no mercado de inverno iremos despachar vários entulhos que existem no plantel, e essa é a altura certa de apostarmos em Matheus para vermos se serve mesmo ou não. Enquanto não tiver uma oportunidade, nunca chegaremos a uma conclusão em relação a isso. Não quero com isto dizer que o Matheus tem que entrar logo no onze inicial. Peço apenas que seja chamado nas próximas convocatórias do Sporting, que tenha minutos a sair do banco, e com o tempo conquistar o seu lugar, se assim o fazer por merecer. 

Aqui fica uma grande jogada e assistência de Matheus Nunes no penúltimo jogo dos sub 23 contra o Estoril:






                                                 
Chico Geraldes, outro jogador que foi hoje oficializado o regresso ao Sporting, é Francisco Geraldes. Depois de não ter tido uma experiência boa ao serviço do AEK, somando apenas 6 jogos, o jovem jogador regressa ao Sporting. E a pergunta que não se cala é: será que vai ser finalmente aposta? 
Dos mais recentes talentos da formação do Sporting, um dos mais injustiçados, senão mesmo o mais injustiçado, é Geraldes. 
E passo a explicar o porquê: destacou-se sempre pelas camadas jovens do Sporting, onde chegou até a equipa B. Depois foi emprestado ao Moreirense, onde estava a realizar uma época fabulosa. Conquistando mesmo um troféu (Taça da Liga). O Sporting não resistiu às grandes exibições do médio, e chegou a um acordo com o Moreirense para o regresso do jogador antes da época terminar. Até aí tudo muito bem. Geraldes regressou ao Sporting, certamente com enorme expectativa, como todos nós adeptos também estávamos. O miúdo regressou, e simplesmente não foi aposta. Tendo inclusive jogado pela equipa B do Sporting. Um jogador que já estava a brilhar na primeira liga, regressa ao clube que o emprestou, não é aposta, e ainda é mandado para a equipa B. Acham que isso é benéfico para o jogador? Acham que assim estão a valorizar um ativo da nossa formação? Acham que é bom para o psicológico de um jogador?! 
Logo a seguir foi mais do mesmo, sucessivos empréstimos, até hoje. 

Geraldes na minha opinião, é um jogador que nesse momento não se encontra bem psicologicamente. E quando assim é, dificilmente terá rendimentos desportivos. O Sporting precisa de dar confiança ao jogador, recuperar psicologicamente, e apostar. Acredito que o Geraldes motivado consiga brilhar ao serviço do Sporting. Tem qualidade para isso. Estou muito ansioso para ver como será tratado ou gerido esse regresso.

Aqui fica um golaço de Geraldes ao serviço do Sporting, na pré-época:




terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Daniel Bragança - When football becomes art



Daniel Bragança é um dos maiores, se não o maior talento do Sporting atualmente. Um jogador cheio de classe, criatividade e irreverência. Brinda-nos com grandes exibições sempre que entra em campo. Dos pés do Bragança saem sempre pormenores técnicos fantásticos, não há um jogo do Estoril em que o Bragança não tenha um lance de pura magia. Vejo todos os jogos do Estoril e sou testemunha disso. 

A segunda liga está a se tornar cada vez mais fácil para Bragança. Já desde o Farense que dava sinais de que a segunda liga é curta para um jogador da sua qualidade. Agora no Estoril está a dar-nos toda a certeza disso. 
Bragança é o jogador ideal para o Sporting, para ser o primeiro médio ou segundo médio. Para ser o responsável pela nossa primeira ou segunda fase de construção, daria muita mais liberdade e segurança ao Wendel. Bragança merecia estar no plantel do Sporting, porque depois do Bruno Fernandes, é o melhor que temos. Mas infelizmente, os responsáveis do Sporting não deram conta disso e com toda incompetência que possuem, emprestaram o Bragança ao Estoril, quando um ano antes já tinha mostrado no Farense que merecia uma oportunidade no Sporting. Mas enfim, está feito. Só nos resta esperar a próxima época para vermos Daniel Bragança com a verde e branca (se não decidirem emprestar de novo, coisa que não duvido) 

Bragança ontem realizou mais uma grande exibição, contra o Benfica B pela segunda liga portuguesa. Separei alguns lances desse mesmo jogo, que vou deixar aqui, com pequenas analises.



1- Este lance começa com o Bragança a aguentar uma carga feita pelo jogador do Benfica, conseguiu manter-se em pé e passou para o seu colega (para quem diz que não tem físico). Em seguida recebe a bola de Rafael Barbosa, dá dois toques ligeiros na bola e faz um grande passe de rotura. Visão de jogo muito acima da media. Timing de passe perfeito, a bola foi diretamente para os pés do jogador do Estoril, que nem precisou fazer muito...




2- Capacidade de recepção a ser pressionado. Reparem que antes de receber a bola, Bragança olha para ver os jogadores adversários a sua volta, para saber onde é que deve orientar a recepção, porque sabia que poderia ser logo pressionado e perder a bola. Recebeu a bola, recepcionou, e protegeu. O jogador do Benfica só teve mesmo que fazer a falta…




3- Qualidade no domínio de bola com o peito, passa a bola por cima, o famoso ‘chapéu’ e já estava pronto para progredir com bola em direção ao ataque. O árbitro assinalou mão de Bragança no momento da recepção, o que eu discordo. A bola bateu no ombro...




4- A importância sem bola. Bragança previu que o jogador do Benfica ia passar a bola naquele espaço onde tinha um jogador do Benfica aberto, antecipou-se, ocupou esse mesmo espaço, cortando logo a linha de passe e impediu que a bola chegasse ao jogador do Benfica. Boa recuperação de bola, que poderia causar perigo...





5- Recupera a bola no meio campo, logo em seguida com apenas dois toques na bola, deixa dois jogadores do Benfica para trás com dribles rápidos e desconcertantes. Progrediu com a bola e fez um passe a isolar o seu colega na ala direita…





6- Destaco novamente a capacidade de recepção de bola. Canto mal batido pelo jogador do Benfica, que teve azar da bola ter caído nos pés do Bragança. Grande recepção com a parte de fora do pé, e passou logo a bola para o seu colega, que deu inicio a uma transição ofensiva a favor do Estoril…




7- Pressão alta para importunar a primeira fase de construção do Benfica. Logo que a bola caiu nos pés do jogador do Benfica para construir, vimos sempre o Bragança ‘em cima’ de quem estava com a bola para evitar uma boa saída para o ataque, até que resultou num mal passe para fora do jogador do Benfica...





8- Bragança é um jogador que gosta muito de gesticular com os colegas. Neste lance, ocupou aquele espaço para dar linhas de passe ao portador da bola, e reparem que faz logo a indicação para o seu colega pôr a bola ali, e o seu colega cumpriu. Bragança logo que recebe a bola, passa pelo jogador do Benfica com um movimento interior, e faz logo um passe de rotura para o seu colega. Infelizmente o timing não foi dos melhores, mas a intenção foi muito boa…




9- Outra vez destaco a importância do Bragança sem bola. Sabia que a bola ia entrar para o jogador do Benfica naquele espaço entre linhas e foi imediatamente para lá fazer a pressão, cortando espaços e conseguiu mais um corte…





10- Último passe sempre bem apurado. Mas reparem bem no Bragança antes de receber a bola, olhou logo para o lado para ver o movimento do seu colega, e assim que recebeu a bola pôs a bola nesse mesmo lado onde o colega ocupou o espaço. Resumindo: Bragança já sabe o que vai fazer antes mesmo de receber a bola. Está constantemente a olhar para o seu redor para saber qual ação terá quando receber a bola. É uma das virtudes de um craque...




11- Mais uma recepção com dois jogadores a sua volta a pressionar. Recebe a bola no ‘meio’ de dois jogadores adversários, e com muita qualidade e critério, enganou um deles com um movimento simples de corpo e em seguida driblou-lhe e passou a bola para o seu colega. Conseguiu se desfazer daquela pressão de dois jogadores do Benfica com muita facilidade e qualidade…




12- Bragança neste lance desceu um pouco no terreno para dar apoio frontal ao portador da bola, recebeu, rodou, e pôs a bola no corredor central. Mesmo a ser pressionado consegue desenrolar-se dos lances com muita facilidade…






sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Scouting Voluntário


Como já é habitual, sempre que abre o Mercado de Transferências, eu faço uma lista de alguns nomes interessantes para o Sporting Clube de Portugal. 

Tenho a perfeita noção que o Sporting não tem capacidades financeiras para fazer compras já neste mercado de inverno. Mas os nomes que vou apresentar também servem para o mercado de verão, que provavelmente teremos mais força financeira, pela venda de Bruno Fernandes e talvez outros. 

O Sporting nesse momento apresenta muita escassez de qualidade em diversas posições. Nomeadamente médios, laterais, pontas de lança e extremos. São essas posições em que na minha opinião o Sporting deve se focar mais, portanto, a lista de jogadores que vou sugerir serão somente direcionadas para essas posições.




1- Fusto Vera - Médio Defensivo - 19 anos. Clube: Argentinos Jrs



2- Luis Sinisterra - Extremo - 20 anos. Clube: Feyenoord




3- Augustin Urzi - Extremo - 19 anos. Clube: Banfield



4- Adolfo Gaich - Ponta de Lança - 20 anos. Clube: San Lorenzo




5- Federico Zaracho - Médio Ofensivo - 21 anos. Clube: Racing



6- Marcelo Herrera - Lateral Direito - 21 anos. Clube: San Lorenzo



7- Anthony Landázuri - Lateral Direito - 22 anos. Clube: Independente Del Vale



8- Jorge Carrascal - Médio Ofensivo - 21 anos. Clube: River Plate



9- Kelvin Amian - Lateral Direito - 21 anos. Clube: Toulose



10- Bryan Heynen - Médio Centro - 22 anos. Clube: Genk



11- Orel Mangala - Médio Centro - 21 anos. Clube: Estugarda



12- Samuel Bastien - Médio Centro - 23 ano. Clube: Standard Liege



13- Alpha Dionkou - Lateral Direito - 18 anos. Clube: Man City




14- Baptiste Santamária - Médio Defensivo - 24 anos. Clube: Angers



15- Alan Franco - Médio Defensivo - 21 anos. Clube: Indepediente



16- Fabricio Bustos - Lateral Direito - 23 anos. Clube: Independiente



17- Jayden Braaf - Extremo - 17 anos. Clube: Man City




18- Nahuel Bustos - Extremo - 21 anos. Clube: CA Talleres



19- Santiago Arzamendia - Lateral Esquerdo - 21 anos. Clube: Cerro Porteño



20- Facundo Mura - Lateral Esquerdo - 20 anos. Clube: Estudiantes



21- Julián Alvarez - Ponta de Lança - 19 anos. Clube: River Plate



22- Gonzalo Montiel - Lateral Direito - 23 anos Clube: River Plate



23- François Kamano - Extremo - 23 anos. Clube: Bordéus



24- Marshall Munetsi - Médio Defensivo - 23 anos. Clube: Reims



25- Pepê - Extremo - 22 anos. Clube: Grêmio



26- Guga - Lateral Direito - 21 anos. Clube: Atlético Mineiro



27- Diego Rossi - Extremo - 21 anos. Clube: Los Angeles FC 



28- Nicolas Acevedo - Médio Defensivo - 20 anos. Clube: Liverpool Montevideo



29- Pedro De La Vega - Extremo -18 anos. Clube: Lanús



30- Tommy Doyle - Médio Centro - 18 anos. Clube: Man City



31- Amer Gojak - Médio Ofensivo - 22 anos. Clube: Dinamo Zabreb



32- Jose Macias - Ponta de Lança - 20 anos. Clube: Chivas



33- Nicolás Fernandez - Ponta de Lança - 23 anos. Clube: Defensa y Justicia



34- Vangelis Pavlidis - Ponta de Lança - 21 anos. Clube: Willem II



35- Cyriel Dessers - Ponta de Lança - 25 anos. Clube: Heracles.



36- Koba Koindredi - Médio Centro - 18 anos. Clube: Valencia



37- Matías Palacios - Médio Ofensivo - 17 anos. Clube: San Lorenzo




38- Nicolás Capaldo - Médio Centro - 21 anos. Clube: Boca Juniors




39- Luan Santos - Médio Defensivo - 20 anos. Clube: São Paulo




40- Florinel Coman - Extremo - 21 anos. Clube: Steua Bucareste














































quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

O barco está a afundar cada vez mais.


O Sporting voltou a perder ontem, desta vez contra o SC Braga por 2-1, pela meia final da Taça da Liga. Chegamos às 12 derrotas esta época em jogos oficiais, e estamos a três derrotas de igualar o pior registro de sempre da história deste grande Clube. Nada acontece por acaso, isto é tudo consequência da incompetência de quem está afrente do Sporting. Não me canso de repetir, a direção presidida por Frederico Varandas falhou em tudo. Planeamento de época mal feito, contratações de fraca qualidade, trocas constantes de treinadores e péssimas vendas. Não há clube que resista a isso. Não há clube que consiga ter um bom nível competitivo com esse tipo de preparação.

O Sporting está nesse momento composto por vários jogadores de fraca qualidade, que não têm nível para aqui estar. Este conselho diretivo já gastou mais de 30M€ em aquisições de jogadores (Luiz Phellype, Eduardo, Camacho, Vietto, Bolasie, Jesé, Doumbia, Rosier, Plata, Borja, Ilori e Neto). Quantos deles brilham? quantos deles já mostraram que têm qualidade para representar o Sporting? Repito, foram 30 milhões gastos. Não é pouco dinheiro, esta direção tinha a obrigação de fazer muito mais. O Braga e o Guimarães chegam ter jogadores com mais qualidades que os nossos em várias posições. Além de termos um banco de suplentes fraco, que nunca acrescenta nada, temos também um 11 inicial fraco, onde só se consegue aproveitar um ou outro jogador. O Sporting é um clube histórico, faz parte dos 3 grandes, isso é inadmissível. Não podemos ter uma direção que nos sujeite a isso. Depois do planeamento desportivo que o Sporting teve, não é surpresa para mim a péssima época que estamos a fazer. Quem prepara a época desse jeito, está sujeito a isso. E o normal seria o Frederico Varandas assumir os erros, e fazer várias mexidas. Mandar embora o director desportivo, team manager, equipa de Scouting, etc... E tentar trazer pessoas mais competentes para assumirem estes cargos. Líder também é aquele que assume os seus erros, e tenta remendar os mesmos. O que acontece no Sporting é completamente o contrário, cometem erros atrás de erros, mas acham que são os maiores, que estão a fazer um enorme trabalho e se recusam a ceder. O Sporting está numa situação critica, e o barco está a afundar cada vez mais. E ninguém lá dento consegue dar conta disso. O mais importante para eles neste momento é abrir uma guerra com as claques e os adeptos do Sporting. Estão mais preocupados em criar uma guerra interna, e despreocupados com o que realmente deveria importar...

Este vídeo diz muito disso. Aqui vemos Frederico Varandas ontem a abandonar o estádio do Braga, sempre com o 'ar' de despreocupado, com as mãos no bolso, como se não tivesse a se passar nada. E como sempre, sem conseguir dar a cara. Deve mesmo achar que está tudo bem no seio leonino. Como ele próprio diz: ''Não estejam preocupados, que eu também não estou''



Logo em seguida, aparece o Beto, o tal Team Manager do Sporting. Todos a espera que falasse algo de jeito... mas não, tentou atirar-nos areia aos olhos, fazendo parecer que a culpa de tudo é da arbitragem. Não, Beto, a mim pelo menos não enganas. A equipa do Sporting é péssima mesmo com 11 jogadores. Não tentem colocar as culpas na arbitragem, para tentar desviar o foco, que é a situação que o Clube vive, tudo por culpa vossa. Tudo responsabilidade vossa. Tudo fruto da vossa incompetência. 


Perdemos novamente a nossa essência e identidade, que já tínhamos recuperado com a anterior direção. Mas como eu sempre disse, o maior inimigo dos Sportinguistas são os próprios Sportinguistas. Estragaram o grande rumo que o Sporting estava a tomar, e espero que estejam satisfeitos com o que temos agora. Obrigado a todos os envolvidos, especialmente aos 71‰ que tornaram isto possível.

Em relação a este conselho diretivo, se forem Homens com H grande, ganhem vergonha na cara e apresentem a demissão. Estão a afundar cada vez mais o nosso clube. Vocês fizeram o Sporting regredir, e estão prestes a realizar a pior época da história do Clube.  E já são considerados a pior direção de toda nossa história.  Tenham um pingo de bom senso, e abandonem o Sporting. Não têm jeito para isso. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Pra cima deles!







Amanhã às 21h15 minutos joga-se o primeiro clássico da época na liga NOS. Um jogo sempre de fortes emoções, que o Sporting precisa vencer. Precisamos vencer não porque ainda temos chances de chegar ao primeiro lugar, todos sabemos que essa hipótese é completamente remota, mas sim pelo lado psicológico, uma vitória amanhã poderá dar uma grande moral a esta equipa para o que aí vem. Principalmente nas meias finais para a Taça de Portugal. 

Amanhã teremos um jogo muito difícil. Duas equipas com objectivos diferentes no campeonato mas que quererão ganhar por tudo e por nada. Acredito que será um jogo muito disputado pelas duas equipas. 

Na minha opinião, o Sporting tem tudo para vencer o jogo. O Benfica apesar de ter ganho vários jogos até aqui, na minha opinião não pratica um futebol convincente. Principalmente quando encontram equipas bem organizavas defensivamente. O Sporting tem que dar prioridade na defesa para evitar que o Benfica consiga criar muitas situações de ataque. A primeira preocupação do Sporting tem que passar por aí, ter uma defesa compacta e segura. Não será um trabalho fácil, pois o Coates não vai jogar por suspensão, e o substituto provavelmente será o Ilori, que tem uma falta de qualidade por demais evidente. Silas não terá um trabalho fácil nesse quesito, e do outro lado teremos também um Lage a preparar a equipa para explorar o lado do Ilori. A equipa do Sporting terá que ter um grande espírito de entre ajuda em tarefas defensivas, porque se assim não for, teremos enormes dificuldades. Os médios terão que fazer um grande esforço para impedir ou dificultar o jogo vertical do Benfica, e os laterais a fecharem as laterais, seja por dentro ou por fora. Os extremos também devem baixar em alguns momentos do jogo para ajudar a equipa nas tarefas defensivas, ajudando mais os laterais. 

Ofensivamente também temos uma grande baixa, que é o Vietto. Que nos fará grande falta, principalmente no lado criativo da equipa. Vietto depois do Bruno Fernandes é o nosso jogador mais capaz de criar jogo, principalmente a partir da zona central do campo, entre linhas mais precisamente. Sem o Vietto, a nossa qualidade do jogo entre linhas baixará imenso. Vietto era aquele extremo falso, que fazia sempre movimentos interiores para aparecer nas zonas de entre linhas, para dar um apoio frontal, ou para receber a bola para criar. Vietto tira a responsabilidade ao Bruno Fernandes de fazer ‘tudo’. Sem Vietto, vamos precisar muito mais de Bruno Fernandes em todas zonas do meio campo. O que não é bom, porque desgasta muito o jogador e ficamos muito dependentes de um jogador só. Mas não é hora nem tempo de lamentar, é hora de encontrarmos um substituto para Vietto. É uma das dúvidas do momento, quem será o substituto? Camacho? Jesé? Gonzalo Plata? 

A ausência de Vietto pode também trazer uma coisa importante ao nosso jogo, que é o desequilíbrio nas alas, porque jogaremos com extremos puros. E tendo um extremo puro, impedimos também que o Acuña faça tudo, e se foque mais a defender. O Sporting tendo um extremo puro faz com que tenhamos variantes ao nosso jogo. Se tivermos com dificuldades de jogar por dentro, que é o jogo mais vertical, podemos lateralizar mais o jogo, onde entre os papéis dos extremos ou mesmo laterais, e faz com que não sejamos muito previsíveis. 

Volto a fazer a pergunta que fiz mais acima, quem será o então substituto de Vietto? Eu aposto que será o Camacho quase de certeza. Pelos jogos que tem tido quando tem oportunidades. Marcou um belíssimo golo contra o Portimonense, e no último jogo contra o Setúbal, entrou e fez a diferença fazendo uma assistência para o Bruno Fernandes. Silas na minha opinião, deve apostar todas fichas em Rafael Camacho. 

O que Rafael Camacho pode trazer ao nosso jogo? 
Camacho pode trazer rapidez e irreverência nas alas. Tem uma boa capacidade de drible que pode desconcertar o lateral do Benfica, e tem também um bom jogo interior e remate. Seria claramente o meu escolhido para substituir Luciano Vietto. 

E em relação ao meio campo, jogará Doumbia ou Battaglia a 6? Eu particularmente, escolheria Rodrigo Battaglia. Não que tenha muita qualidade, mas como 6 é bastante superior ao Doumbia. É melhor nas tarefas ofensivas, ocupa melhor os espaços, e impõe muita mais intensidade. O seu maior problema é o jogo com bola, Battaglia é péssimo com bola. Mas ainda assim, prefiro o Battaglia no onze ao Doumbia. Oferece muito mais defensivamente, e vamos precisar muito disto. 

Em relação ao onze inicial para o jogo, eu aposto que será um 4-3-3, com: 
Luís Maximiano; Tiago Ilori, Jeremy Mathieu, Stefan Ristovski, Marcos Acuña; Rodrigo Battaglia, Marcus Wendel, Bruno Fernandes; Rafael Camacho, Luiz Phellype, Yannick Bolasie.  

Na minha opinião, este será o onze do Silas amanhã. Embora eu apostasse no Eduardo Quaresma no lugar do Ilori, mas tenho a noção de que isso não irá acontecer. Mas seja como for, com Ilori, ou sem Ilori, com Eduardo Quaresma ou sem Eduardo Quaresma, eu só quero que o Sporting vá pra CIMA deles. Sem medos, sem receios, sem nada. Honrem a camisola e o Clube. Força, Sporting!

Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler

Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...