quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Pra cima deles!
Amanhã às 21h15 minutos joga-se o primeiro clássico da época na liga NOS. Um jogo sempre de fortes emoções, que o Sporting precisa vencer. Precisamos vencer não porque ainda temos chances de chegar ao primeiro lugar, todos sabemos que essa hipótese é completamente remota, mas sim pelo lado psicológico, uma vitória amanhã poderá dar uma grande moral a esta equipa para o que aí vem. Principalmente nas meias finais para a Taça de Portugal.
Amanhã teremos um jogo muito difícil. Duas equipas com objectivos diferentes no campeonato mas que quererão ganhar por tudo e por nada. Acredito que será um jogo muito disputado pelas duas equipas.
Na minha opinião, o Sporting tem tudo para vencer o jogo. O Benfica apesar de ter ganho vários jogos até aqui, na minha opinião não pratica um futebol convincente. Principalmente quando encontram equipas bem organizavas defensivamente. O Sporting tem que dar prioridade na defesa para evitar que o Benfica consiga criar muitas situações de ataque. A primeira preocupação do Sporting tem que passar por aí, ter uma defesa compacta e segura. Não será um trabalho fácil, pois o Coates não vai jogar por suspensão, e o substituto provavelmente será o Ilori, que tem uma falta de qualidade por demais evidente. Silas não terá um trabalho fácil nesse quesito, e do outro lado teremos também um Lage a preparar a equipa para explorar o lado do Ilori. A equipa do Sporting terá que ter um grande espírito de entre ajuda em tarefas defensivas, porque se assim não for, teremos enormes dificuldades. Os médios terão que fazer um grande esforço para impedir ou dificultar o jogo vertical do Benfica, e os laterais a fecharem as laterais, seja por dentro ou por fora. Os extremos também devem baixar em alguns momentos do jogo para ajudar a equipa nas tarefas defensivas, ajudando mais os laterais.
Ofensivamente também temos uma grande baixa, que é o Vietto. Que nos fará grande falta, principalmente no lado criativo da equipa. Vietto depois do Bruno Fernandes é o nosso jogador mais capaz de criar jogo, principalmente a partir da zona central do campo, entre linhas mais precisamente. Sem o Vietto, a nossa qualidade do jogo entre linhas baixará imenso. Vietto era aquele extremo falso, que fazia sempre movimentos interiores para aparecer nas zonas de entre linhas, para dar um apoio frontal, ou para receber a bola para criar. Vietto tira a responsabilidade ao Bruno Fernandes de fazer ‘tudo’. Sem Vietto, vamos precisar muito mais de Bruno Fernandes em todas zonas do meio campo. O que não é bom, porque desgasta muito o jogador e ficamos muito dependentes de um jogador só. Mas não é hora nem tempo de lamentar, é hora de encontrarmos um substituto para Vietto. É uma das dúvidas do momento, quem será o substituto? Camacho? Jesé? Gonzalo Plata?
A ausência de Vietto pode também trazer uma coisa importante ao nosso jogo, que é o desequilíbrio nas alas, porque jogaremos com extremos puros. E tendo um extremo puro, impedimos também que o Acuña faça tudo, e se foque mais a defender. O Sporting tendo um extremo puro faz com que tenhamos variantes ao nosso jogo. Se tivermos com dificuldades de jogar por dentro, que é o jogo mais vertical, podemos lateralizar mais o jogo, onde entre os papéis dos extremos ou mesmo laterais, e faz com que não sejamos muito previsíveis.
Volto a fazer a pergunta que fiz mais acima, quem será o então substituto de Vietto? Eu aposto que será o Camacho quase de certeza. Pelos jogos que tem tido quando tem oportunidades. Marcou um belíssimo golo contra o Portimonense, e no último jogo contra o Setúbal, entrou e fez a diferença fazendo uma assistência para o Bruno Fernandes. Silas na minha opinião, deve apostar todas fichas em Rafael Camacho.
O que Rafael Camacho pode trazer ao nosso jogo?
Camacho pode trazer rapidez e irreverência nas alas. Tem uma boa capacidade de drible que pode desconcertar o lateral do Benfica, e tem também um bom jogo interior e remate. Seria claramente o meu escolhido para substituir Luciano Vietto.
E em relação ao meio campo, jogará Doumbia ou Battaglia a 6? Eu particularmente, escolheria Rodrigo Battaglia. Não que tenha muita qualidade, mas como 6 é bastante superior ao Doumbia. É melhor nas tarefas ofensivas, ocupa melhor os espaços, e impõe muita mais intensidade. O seu maior problema é o jogo com bola, Battaglia é péssimo com bola. Mas ainda assim, prefiro o Battaglia no onze ao Doumbia. Oferece muito mais defensivamente, e vamos precisar muito disto.
Em relação ao onze inicial para o jogo, eu aposto que será um 4-3-3, com:
Luís Maximiano; Tiago Ilori, Jeremy Mathieu, Stefan Ristovski, Marcos Acuña; Rodrigo Battaglia, Marcus Wendel, Bruno Fernandes; Rafael Camacho, Luiz Phellype, Yannick Bolasie.
Na minha opinião, este será o onze do Silas amanhã. Embora eu apostasse no Eduardo Quaresma no lugar do Ilori, mas tenho a noção de que isso não irá acontecer. Mas seja como for, com Ilori, ou sem Ilori, com Eduardo Quaresma ou sem Eduardo Quaresma, eu só quero que o Sporting vá pra CIMA deles. Sem medos, sem receios, sem nada. Honrem a camisola e o Clube. Força, Sporting!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler
Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...
-
Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...
-
Tiago Ferreira é um dos jogadores mais promissores da nossa formação, há quem diga mesmo que é o mais promissor da sua geração. Começou a...
-
Hoje tenho muito gosto em publicar uma entrevista feita por mim, a Alexandre Santos, ex treinador da equipa de Sub 23 do Sporting, e qu...
Sem comentários:
Enviar um comentário