quinta-feira, 30 de abril de 2020

O nosso amor está de volta


''A I Liga Portuguesa irá voltar aos campos de futebol no final deste mês de maio, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia.''

Primeiramente, dizer que, na minha opinião, a Liga só deve regressar se tiverem reunidas todas as condições. Ou seja, se a pandemia do Covid 19 estiver mais controlada, e com casos bem mais reduzidos no país. Caso contrario, o campeonato deve ser cancelado, e ponto final.

A minha opinião do que tem que ser o Sporting para o que resta da época:

Sobre o regresso ao campeonato, o Sporting tem apenas o terceiro lugar para disputar,  e espero que lute até ao fim para conseguir o acesso direto a Liga Europa. Para além de lutar pelo terceiro lugar, o Sporting deveria começar já a preparar também a próxima época. Já começamos bem em despachar dois jogadores emprestados (Jesé e Bolasie). Jogadores que não contariam para próxima época, portanto, não fazia sentido nenhum continuarem integrados com a equipa.
Para além disso, devemos testar já alguns jogadores da nossa academia, para começarmos a ter já uma noção com quem poderemos contar, ou seja, para vermos quem está melhor preparado para fazer parte do plantel em definitivo. Casos de Matheus Nunes, Joelson Fernandes, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás e Nuno Mendes. Está claro que são estes os jogadores que Rúben Amorim pretende dar minutos, tanto é que foram todos eles chamados no regresso aos treinos da equipa principal. É muito difícil dar minutos a todos ainda essa época, mas penso que alguns terão. Dependendo muito do jogo em questão, e se tivermos a infelicidade de casos de lesões.




Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma - são os dois defesas centrais mais promissores do Sporting CP atualmente. Eduardo Quaresma tem a particularidade de já ter jogado pela equipa principal, fez a última pré-época connosco, ainda ao comando de Marcel Keizer.
Nos pés dos dois está o futuro da defesa do Sporting. Com os rumores das possíveis saídas de Mathieu e Coates, e caso se confirme, deverá ser Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma a assumirem o lugar. Dois defesas centrais de qualidade, e escusamos gastar muitos milhões no mercado por um ou dois centrais.  Penso que Ruben Amorim está a trabalhar nisso, e não é por acaso que tem chamado os dois para trabalharem com a equipa principal (quero eu acreditar nisso)




Joelson Fernandes: com o afastamento de Bolasie e Jesé, aumentam as chances de Joelson Fernandes ter minutos pela equipa principal ainda esta época. O jovem jogador de apenas 17 anos, destacou-se nos Sub 23, e foi promovido para a equipa principal. Tem sido presença assídua nos treinos de Rúben Amorim, e esperemos todos que tenha oportunidades.




Tiago Tomás: é um dos que também tem chances de ter oportunidades ainda esta época. Ao que parece, Rúben Amorim não conta com Pedro Mendes, e com a lesão de Luiz Phellype, ficamos com apenas um ponta de lança, que é o Sporar. É aí onde entra Tiago Tomás, penso que será a primeira opção para substituir Sporar em algum dos jogos. É o que Ruben Amorim deu a entender no regresso aos treinos da equipa principal, Tiago Tomás foi promovido para equipa A, e Pedro Mendes não fez parte dos escolhidos.



Nuno Mendes: é o lateral esquerdo mais promissor de Alcochete, de apenas 17 anos. Tem uma concorrência forte na sua posição, com Acuña e Borja. Tem a situação muito semelhante à de Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. Com os rumores da saída de Acuna, e caso confirme-se, tenho a certeza absoluta que Nuno Mendes será um sério candidato a esta posição. Tem as características ideais para o sistema de 3x4x3 de Rúben Amorim. Nuno (como Eduardo Quaresma) também já teve a experiência de jogar na equipa principal, fez a última pré-época connosco, ainda ao comando de Marcel Keizer.



Matheus Nunes: não é da nossa formação, foi contratado ao Estoril em Janeiro de 2019 para fazer parte da equipa de Sub 23. A sua adaptação foi muito boa, foi figura de destaque no meio campo desde que chegou, e assumiu logo a titularidade, tornando-se o melhor jogador do nosso meio campo. E como consequência, foi promovido a equipa principal, e é um dos jogadores à disposição de Rúben Amorim. Depois da saída de Bruno Fernandes, tem sérias probabilidades de ter minutos ainda esta época, podendo substituir Wendel na segunda parte em alguns jogos que poderão já estar resolvidos. Terá uma grande disputa com Francisco Geraldes.

Sem comentários:

Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler

Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...