sexta-feira, 8 de novembro de 2019

É preciso fazer muito mais e melhor no último terço.




É verdade que o Sporting tem apresentado melhorias em alguns aspectos jogo após jogo. Destaco principalmente a nossa qualidade com bola, as saídas para o ataque, e algumas ações defensivas. Contra o Tondela e ontem contra o Rosenborg tivemos muita bola, mandamos na maior parte do jogo. Mas o grande problema do Sporting até ao momento está na definição no último terço. Ou seja, depois de passarmos o meio campo adversário, ficamos muito passivos e precipitados na hora de decidir. Criamos algumas boas oportunidades de golo, mas não conseguimos finalizar como é pretendido numa equipa da dimensão do Sporting. Além de não conseguirmos finalizar, erramos muito no último passe.

Ontem foi a mais recente prova disto, o Sporting já poderia ter 'matado' o jogo na primeira parte. Colecionamos boas oportunidades de golo, mas muito mal definidas. É o que nos prejudica em diversos jogos, como o de Tondela, por exemplo. O Silas tem que trabalhar mais nesse aspecto da decisão na área contrária. Os jogadores medianos que temos no ataque também não ajudam, o Sporting precisa reforçar urgentemente em janeiro, se quiser ser competitivo. Pede-se principalmente um ponta de lança que traga grandes garantias, só Luiz Phellype é curto, curtíssimo... até equipas mais pequenas na liga portuguesa têm pontas de lança superiores. Não há milagres...




          Mostrarei alguns lances do jogo de ontem (contra o Rosenborg) onde poderíamos ser mais felizes:



Boa troca de bola, e como consequência deu uma excelente saída para o ataque. Borja arranca do corredor lateral esquerdo, chega no último terço e faz o mais difícil, quando tinha uma opção simples, que era o Eduardo no meio em excelentes condições para finalizar…





Grande bola longa na profundidade para Bruno Fernandes, onde teve  uma boa oportunidade para fuzilar a baliza, mas bateu muito mal na bola e perdeu-se mais uma oportunidade. Nem parecia do Bruno Fernandes…




Passe de Rosier para Bolasie, que com o erro do jogador adversário, conseguiu progredir, passou a bola muito bem para o Vietto, que finalizou muito mal. A bola nem enquadrada a baliza foi…





Saída do Sporting a jogar com muito critério, Vietto liberta muito bem a bola para Bruno Fernandes, que fica com muito espaço para definir, tanto no passe, como no remate. Bruno optou pelo passe, que saiu muito mal. Para além de denunciar muito o passe, o destino não deveria ser o Bolasie, mas sim o Vietto, que estava em melhor posição. Mais uma vez nem parecia do Bruno Fernandes…





Mais uma boa saída para o ataque por parte do Sporting, Eduardo progride bem com a bola e passa para Bruno Fernandes, que tenta logo fazer um passe para Vietto, passe esse que sai novamente muito denunciado, o defesa do do Rosenborg nem fez muito esforço para cortar a bola. Continuamos muito passivos e algo precipitados na hora de decidir quando passamos do meio campo adversário. Bruno errou no Timing, e na minha opinião a melhor opção era o Eduardo, que estava a entrar para o corredor direito.





Vietto faz uma boa pressão na defesa adversária, e consegue a bola depois dum erro do defesa, ficando assim em boa posição para finalizar, e rematou na cara do guarda-redes. A bola voltou para os pés do Vietto, onde deixou-se levar pelo egoísmo, quando tinha várias opções de passe, principalmente para o Camacho. Mas passou pra onde não tinha ninguém…





 Mais uma perda de bola da equipa adversária, Vietto passa para Pedro Mendes, que resolveu chutar logo, quando tinha ainda muito espaço para progredir, pensar e executar. Deveria ter mais calma, avançar mais com a bola e isolar Camacho que estava a abrir muito bem na direita. Mas entende-se, pela sua vontade de querer mostrar serviço nos poucos minutos que tem pela equipa principal na liga Europa, já que não foi inscrito para as competições internas...                                                   



Sem comentários:

Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler

Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...