segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Nem com um Guardiola seriamos felizes.




O Sporting perdeu mais um jogo ontem no terreno do Tondela por 1-0, somando assim já 6 derrotas nessa temporada. Na Liga NOS, ocupamos o quarto lugar a 10 pontos do primeiro lugar. Estamos a dar passos largos para realizar a pior época da história do Sporting Clube de Portugal.
Mas engana-se quem acha que o problema do Sporting está no treinador. Podemos até contratar o Guardiola, que este Sporting nunca terá o sucesso que todos pretendemos. 

O grande problema deste Sporting está na direção. Infelizmente, somos liderados por um bando de incompetentes, e estou a ser simpático. Com a preparação de época horrível que o Sporting teve, era muito previsível termos tantos resultados negativos, são consequências da má gestão que existe actualmente no Sporting. E eu vou explicar o porquê:



GUERRA CONTRA OS PRÓPRIOS OS ADEPTOS:

Por vários episódios de incompetência desta direção, a relação com os adeptos só vai piorando dia após dia. Frederico Varandas, presidente do Sporting, tinha como seu lema nas eleições de 'Unir o Sporting', mas na verdade, só tem desunido o Sporting desde que entrou. 
Varandas desune o Sporting pela quantidade de promessas que prometeu e não cumpre, pela sua comunicação, sempre que aparece a público para falar não consegue transmitir nada, a única coisa que sabe fazer é mandar farpas para a antiga direção. Até parece que está mais preocupado com a antiga direção, do que propriamente o Sporting. Varandas nunca apareceu com um discurso de apelo a união aos adeptos do Sporting, e as suas ações na pratica só demonstram que quer tudo, menos união. 

A Guerra da anterior direção era contra o Rivais, acabar com a corrupção que existe no futebol português, etc. A guerra do Varandas é contra os próprios adeptos do Clube que preside. Diferenças...

Varandas tem aquela postura de Ditador, não consegue ouvir uma contestação, que fica todo furioso. A prova disso é a mais recente quebra de protocolos com as claques do Sporting, que entoaram cânticos contra si. E também os processos disciplinares contra sócios que o insultaram...






O Varandas com tudo isto, só cria mais barulho no clube, que não nos beneficia para nada. Criar uma guerra com os adeptos é um beco sem saída para qualquer presidente, o Varandas tem que perceber que somos um clube democrático, e que essa tentativa de 'ditadura' só vai dar cabo da sua direção mais tarde ou mais cedo. Um líder tem que saber ouvir insultos, sejam eles exagerados ou não. E querendo ou não, este todo barulho interno por volta do clube acaba por afectar os jogadores. 

Varandas deveria responder esses insultos com trabalho, para tentar 'calar' todos nós. Responder aos adeptos com cancelamentos de protocolos e processos disciplinares só prejudicam a ele próprio, quando der conta, já será tarde demais. Deveria trabalhar em silêncio e deixar o sucesso fazer barulho...


TREINADORES:

Desde que essa direção foi eleita para liderar o Sporting, já tivemos 4 treinadores. Em 1 ano e tal afrente do Sporting já tivemos o Tiago Fernandes, Marcel Keizer, Leonel Pontes, e atualmente o Silas. 

Para quem se julga conhecedor de futebol, já deveria saber que trocas constantes de treinador não é saudável para equipa nenhuma no mundo. Uma equipa de futebol ou de qualquer outro desporto tem que criar uma estabilidade para conquistar trofeus importantes. E contratar treinadores para curto prazo nunca dará a estabilidade necessária que o Sporting precisa. Há que ter poder de escolha, há que analisar muito bem antes de escolher para não andarmos neste carrossel de despedimentos de treinadores que só prejudica o Sporting. Mas o Presidente do Sporting não tem essa capacidade, muito menos as pessoas que o rodeiam. É importante que um treinador prepare a pré-época, escolha os seus jogadores, e tenha tempo para implementar o seu estilo de jogo. Mas acima de tudo, o treinador tem que ter qualidade, e na minha opinião, até agora o único de Qualidade destes 4 que já cá passaram, é o Silas... que vai ter muito que trabalhar, pela situação que o clube vive.



CONTRATAÇÕES E VENDAS:

O Sporting teve dos piores mercados da história do Clube.

Começo com a questão do Guarda-Redes. Enquanto os rivais estavam preocupados em trazer um GR de qualidade, nós estávamos parados e felizes com o Renan. 
Renan não tem qualidade para ser o GR titular do Sporting. Engana-se quem acha que sim. Ainda ontem o golo do Tondela foi muito por culpa da sua má saída, e deixou o poste contrario totalmente aberto. Só para não falar doutros golos que esteve mal na fotografia. Os pênaltis defendidos a época passada fizeram a direção do Sporting pensar que o Renan é um Neuer, mas infelizmente não é...

Contratamos o Rafael Camacho por 5,6M. Todos pensávamos que fosse ser uma aposta frequente pelo preço que foi. Começa a época, já estamos na decima jornada do campeonato e o jogador raramente é convocado. Já teve mais minutos nos sub 23 do que na equipa principal. E só de saber que o contrato do Camacho com o Liverpool iria terminar a época que vem, porquê que não esperamos terminar para tentarmos o jogador a custo 0? Valeu a pena pagarem 5,6M para não utilizarem o jogador? E depois dizem que não há dinheiro, gestão danosa... 

Contratamos o Eduardo por 3M, quando tínhamos melhores no plantel para apostar. Eduardo já teve várias oportunidades e ainda não mostrou que os 3M foram bem pagos. 

Emprestamos o Daniel Bragança ao Estoril, que está a fazer um inicio de época fantástico. E eu me pergunto: Eduardo é melhor? A resposta é não. Bragança está anos luz do Eduardo em termos de qualidade. Mas o Sporting preferiu emprestar uma das maiores promessas da nossa formação. Quando já poderia estar a brilhar aqui no Sporting. Mas o carrossel ridículo dos empréstimos continua...

Emprestamos o Matheus Pereira ao West Brom, a semelhança de Daniel Bragança, também está a realizar um inicio de temporada fabuloso. É o jogador com mais assistências na segunda Liga Inglesa. 

Vendemos o Domingos Duarte ao Granada por 3M, onde está também a fazer um bom início de época, até golo ao Real Madrid já fez, e soma dois golos no campeonato Espanhol. É um dos melhores jogadores do Granada, que ocupa a sexta posição, e está apenas a DOIS pontos do líder Barcelona. 
Preferiram vender o Domingos Duarte por um preço de saldo, para ficarem com o Ilori no plantel. Não séria mais benéfico ser ao contrario? Vender o Ilori e chamar de volta o Domingos Duarte? 


Esta direção estava totalmente sem norte neste mercado. Tentamos de tudo para vender o Bruno Fernandes,  Até chamaram o Jorge Mendes para ajudar, mas não adiantou de nada, terminou sem sucesso. A única proposta séria que apareceu, segundo o Varandas, foi do Tottenham por 45M mais 20 de objectivos. Que foi rejeitada, e bem. 
Depois de saberem que não venderiam o Bruno Fernandes, essa direção entrou numa loucura que só visto. Começaram os 'despachos' de última hora...

1- Péssima venda de Bas Dost ao Frankfurt por apenas 7M. 7 milhões de euros por um jogador que marcou 93 golos em 3 épocas. Das piores vendas do nosso Clube. Pensávamos todos que vinha um substituto para o Bas Dost, mas... sem sucesso. O Sporting não foi capaz de trazer um ÚNICO ponta de lança para fazer a vez do Holandês. Ficamos com apenas UM ponta de lança no plantel, que é o Luiz Phellype. Mesmo sabendo que só teríamos um ponta de lança na equipa, também não foram capazes de inscrever o nosso melhor marcador dos sub 23 Pedro Mendes. Se isso não é pura incompetência, o que é então?

2- Vendemos o Raphinha ao Rennes por 21M. Fomos ao mercado a busca de um substituto chamado Fernando, que chegou lesionado e até hoje não tem nenhum minuto oficial pelo Sporting. Desde que chegou que continua no Ginásio e nunca mais sai de lá... 

3- Trouxemos por empréstimo dois jogadores, Jesé e Bolasie.
Jesé, um jogador que desde que saiu do Real Madrid nunca conseguiu se afirmar noutro Clube. Já foi emprestado a vários clubes, todos sem sucesso. Las Palmas, Stoke City, Betis, e agora o Sporting, onde pagamos DOIS MILHÕES para o tal empréstimo. E eu me questiono: para quê pagarmos isto tudo num jogador que precisa relançar a carreira? onde já tentou por vários clubes e não conseguiu. Não seria mais fácil pouparem estes dois milhões, e manterem jogadores como Matheus Pereira no plantel? E apostarem forte no Gonzalo Plata? Perguntas que não encontro respostas, preferimos valorizar ativos doutros clubes e não do nosso, vergonhoso...


Depois desta péssima preparação de época, desta horrível gestão da direção, desta guerra entre o Clube e Adeptos/Claques, achavam que haveria milagres? Enganaram-se. E ainda só estamos em NOVEMBRO...










Sem comentários:

Enviar um comentário