Depois de 18 dias de paragem, finalmente ontem o Sporting regressou a competição. Regressamos com 'tudo', fazendo uma grande exibição e como consequência conseguimos uma vitória por 4-0, cimentando assim o nosso lugar para a próxima fase da Liga Europa. Objectivo cumprido.
Pode-se afirmar perfeitamente que foi a melhor exibição do Sporting esta época. Os 18 dias de paragem foram benéficos para o Sporting. Silas conseguiu neste tempo de paragem acertar dinâmicas num 4-3-3. Vimos um Sporting muito organizado ofensivamente e defensivamente, e fomos muito consistentes. Conseguimos fazer uma exibição sólida do principio ao fim. Criamos várias oportunidades de golo, e não demos quase chances nenhumas do PSV ameaçar a nossa baliza. Sentiu-se claramente que os jogadores estão com mais confiança em todas suas ações, a equipa está finalmente a encontrar o seu fio de jogo e a criar boas dinâmicas, isso só ajuda na confiança dos jogadores.
Silas quando chegou ao Sporting, na sua apresentação, deixou bem claro que queria impor um futebol de muito controle com bola, um futebol sem medo, e ainda usou o termo de 'um futebol arrojado', e foi isto que vimos no jogo de ontem. Um Sporting sem medos, a pressionar alto, a controlar o jogo com várias trocas de bola, e com saídas 'arrojadas' para o ataque. Ou seja, Silas está a conseguir impor o futebol que prometeu aos adeptos. Ainda há muita coisa a melhorar, mas o mais importante está feito: recuperar a confiança e alegria destes jogadores. O próprio Ilori afirmou em entrevista pós jogo, que este foi o encontro em que jogaram com mais alegria perante os adeptos. Diz tudo sobre o nível de confiança que os jogadores têm adquirido após a chegada do Silas, que tem todo mérito em levantar novamente a moral desta equipa, isto também é de treinador, e o Silas até o momento tem superado as expectativas.
Esperemos todos que o Sporting dê continuidade as boas exibições, porque assim mais facilmente chegaremos as vitórias. Temos que criar uma boa série de resultados positivos, para os jogadores ficarem mais confiantes ainda, o que só ajuda na implementação das ideias de jogo do Silas. Espero que o jogo de ontem seja a 'ponte' para tudo isto.
Ontem, Silas chegou ao seu decimo jogo ao comando do Sporting, somando assim 8 vitórias. Frisar também que estamos a 3 jogos seguidos sem sofrer qualquer golo.
Analises de alguns lances do jogo:
1- Neste lance, destaco a importância da pressão alta. Vemos o central do PSV com a posse de bola, em seguida passa para frente para o médio defensivo. Assim que o médio defensivo recebe na bola, vemos o Wendel a fazer logo uma pressão alta para condicionar a sua ação, que o obriga a devolver novamente ao central. Wendel sempre muito ativo, pressionou logo o central, que teve de passar ao guarda-redes. Quando a bola chegou ao guarda-redes, Wendel foi até a área adversária fez uma marcação a zona que atrapalhou a sua ação, obrigando o mesmo a fazer um mal passe para fora.
2- Outro lance em que o Sporting não deixa o PSV construir desde trás. Reparem como Vietto, Luiz Phellype e Bruno Fernandes pressionaram sempre os homens do PSV que tinham a bola, nunca dando espaço para realizarem as suas ações a vontade. No final do lance, o central do PSV teve que bater a bola para frente de qualquer jeito, que fez com que perdessem a posse de bola.
3- Este lance ilustra bem como o Sporting controlava o jogo com bola. Sempre muita paciência a trocar a bola desde trás com Mathieu, Ilori, Doumbia e Wendel, sem pressa. Até que Vietto aparece para receber a bola entre linhas com um bom apoio frontal. Mathieu sempre muito inteligente dá conta da presença do Vietto, e põe lá a bola. Vietto recebe a bola e passa de primeira para Wendel, que deu para Bruno Fernandes, que com um toque de calcanhar passou a bola para Bolasie. Estava feita a saída do Sporting para o ataque com muito critério.
4- Mais um lance em que o Sporting tem uma ótima saída de bola em espaços curtos. Ilori passa a bola para Maximiano, que faz um passe longo para Acuña na ala esquerda. Acuña faz uma boa recessão com o peito, e devolve a bola para linha defensiva, dessa vez para Mathieu. Depois de Mathieu receber a bola, passa para Doumbia. Reparem agora como Doumbia, Vietto e Wendel vão sair para o ataque com simples toques e rápidos em espaços curtos. Infelizmente depois o médio do PSV conseguiu fazer o corte.
5- Neste lance, outra vez trocas de passes entre Mathieu, Doumbia e Ilori na primeira fase de construção. E reparem que Vietto aparece novamente a dar apoio frontal a Mathieu, muito parecido com um dos lances que frisei acima. Depois de ter dado este apoio frontal, Mathieu não exita e põe lá a bola. Vietto recebe e passa para Wendel, que entrega logo ao Bruno Fernandes. Estava feita novamente uma boa saída por parte do Sporting. Quase sempre com os mesmos homens. Mathieu, Vietto, Wendel e Bruno Fernandes…
6- Que linda saída de bola do Sporting a começar pelo guarda-redes. Max passa a bola para Doumbia, e Doumbia passa para Bruno Fernandes. Assim que Bruno Fernandes pega na bola, Wendel aproximou-se logo para dar linha de passe em apoio frontal, e reparem a qualidade com que os dois trocaram a bola de forma rápida e com critério naquele espaço curto, e como consequência conseguiram uma boa saída de bola…
7- Neste lance, o jogador do PSV tenta um passe longo para a área do Sporting, mas o Acuña conseguiu fazer o corte de cabeça. Depois deste mesmo corte, a bola foi parar nos pés do Mathieu, que passou para Bruno Fernandes, que fez uma recessão bem orientada para poder progredir para frente, Mathieu faz logo um Sprint na ala esquerda para fazer a vez do Acuña que estava mais atrás na defesa, e com isso, dar uma opção de passe para Bruno Fernandes porque aquele espaço estava vazio. Mais uma excelente saída do Sporting…
8- Mais um lance de pressão alta dos jogadores do Sporting. novamente Wendel e Luiz Phellype. Wendel faz a pressão no portador da bola, que teve que recuar e passar a bola para o seu colega. Assim que a bola chegou ao colega, Luiz Phellype saiu para pressão de imediato, conseguindo fazer um corte na raça e condicionando assim a primeira fase de construção do PSV.
9- Boa troca de bola entre Wendel, Bruno Fernandes e Vietto. Jogadores a associarem-se sempre muito bem em espaços curtos. Pena que o lance não foi concretizado da melhor maneira. Wendel deveria ter desmarcado o Vietto, daria outro brilhantismo a jogada, e muito provavelmente o golo.
10- Neste lance destaco a forma com que Bruno e Vietto pressionaram logo o portador da bola do PSV, obrigando o mesmo a atrapalhar-se e perder a bola, que fez com que recuperássemos a mesma, e em seguida saímos para o ataque e conseguimos uma criar boa situação de golo, pena que o remate de Bolasie não saiu nas melhores condições…
11- Neste lance é de destacar a confiança do Sporting novamente a sair a jogar. Bola nos pés do Maximiano, Bruno desce logo para dar apoio e linha de passe. Maximiano sem medo, fez um passe vertical para Bruno Fernandes que deu um bom apoio. Bruno passa para Ilori, e Ilori de primeira passa para Bolasie. Pena que depois Bolasie errou o passe, senão estávamos diante de mais uma saída com muito critério por parte do Sporting…
12- Lance do pênalti. Wendel recupera a bola na área do Sporting, tira com muita classe o jogador do PSV da frente, progride com a bola e no Timing certo passa a bola para o Acuña que fez uma grande jogada individual, que só teve que ser parado em falta no último terço adversário. Lance para ver e rever.
13- Mais um lance de saída de bola que mostra a confiança dos jogadores do Sporting. Ilori sabia que era arriscado passar a bola para Bruno Fernandes naquela posição porque vinha um jogador do PSV pressionar, mas mesmo assim, com muita confiança, fez um passe vertical para aquele lado onde estava Bruno Fernandes. Bruno consegue resolver bem o lance e passar a bola para Doumbia, que deu inicio a mais uma saída do Sporting. Bolasie no fim tentou a finalização mas saiu a figura…
14- Mais uma excelente troca de bola dos jogadores do Sporting. Vietto consegue resistir a pressão dos jogadores do PSV, e passa a bola para Neto. Neto varia o flanco para o lado direito, Rosier recebe a bola, de primeira deu para Ilori, que passa para Wendel. Wendel passa para Jesé, que dribla o adversário e coloca a bola novamente ao Wendel, que pega na bola e varia jogo para Acuña no corredor esquerdo. Com jogo resolvido, geriamos o jogo com muita troca de bola…
15- Neste lance, Neto progride com a bola, descobre Jesé que deu um bom apoio no meio campo. Jesé recebe a bola e passa de primeira para Vietto, que faz um bom passe para Rosier que estava a abrir na direita. Rosier progrediu, fez um passe atrasado para Bruno Fernandes, mas infelizmente o remate não saiu nas melhores condições…