sexta-feira, 8 de maio de 2020

Rúben Amorim, apresento-te o Gelson Dala


Gelson Dala é apenas mais um dos muitos talentos do Sporting que nunca tiveram uma real
oportunidade. Gelson é um avançado de muita qualidade, e isso foi logo muito notório quando chegou ao Sporting. Coroou-nos com grandes exibições ao serviço do Sporting B. Chegou ao Sporting em 2016/2017, e só para termos uma noção, nessa mesma época, Gelson marcou 13 golos em 17 jogos pelo Sporting B, na segunda divisão portuguesa. Números muito assinaláveis para um jovem que tinha acabado de ser reforço.

Gelson destaca-se sobretudo pela sua grande capacidade técnica, e muito critério na decisão. É um avançado móvel, que não se limita a ficar na área, desce muito para ocupar as zonas entre linhas, e tem uma grande facilidade também de criar jogo. Desmarca-se muito bem, tanto é que fica muitas vezes isolado com o guarda-redes durante os jogos (a maioria dos seus golos são de lances isolado com o guarda-redes), e finaliza muito bem.

Como disse acima, Gelson faz parte de um grupo de jogadores que sempre mereceram uma oportunidade, mas nunca os foi dada. Posto isso, Gelson foi emprestado ao Rio Ave, onde fez uma grande época, sendo mesmo eleito jogador do ano do Rio Ave, época 2018/2019. Regressou ao Sporting esta época, e foi novamente emprestado, desta vez ao Antalyaspor da Turquia. As coisas não correram bem no clube turco, e na reabertura de mercado, em janeiro, o Sporting voltou a cedê-lo ao Rio Ave. Onde teve logo um grande impacto, mesmo não sendo titular, marcou 3 golos (em 5 remates a baliza) e 1 assistência, em 6 jogos.


Mostrarei os 3 golos em 6 jogos de Gelson no regresso ao Rio Ave:

1.º Gelson Dala ‘esconde-se’ muito bem nas costas do central, e em seguida, quando o seu colega faz o passe, ataca a bola e faz uma grande recepção orientada para frente, e deixa automaticamente o seu opositor para trás, fica isolado com o guarda-redes, e finaliza com muito critério!


2.º Jogador do Rio Ave finaliza, a bola bate no guarda-redes, e vai ter aos pés do Gelson Dala, que bem posicionado só teve de recepcionar a bola e finalizar para o golo do Rio Ave.


3.º Gelson acabou por bisar no jogo do lance acima, aos 90’ minutos. Bem posicionado na área, recebe um cruzamento, movimenta o corpo para o chão, e finaliza de cabeça como mandam as regras. Mais uma vez decisivo, dando a vitória ao Rio Ave.




'Rúben Amorim, apresento-te o Gelson Dala'


Na teoria, Gelson Dala a época passada no Rio Ave jogava como segundo avançado, atrás de Carlos Vinicius. Mas na pratica, funcionava mais como um 'médio'. Jogo contra o Belenenses (época 2018/2019), quando o Rio Ave construía desde trás, Dala descia muito no terreno para dar apoios frontais para receber a bola e criar ou distribuir jogo. Este lance ilustra muito bem isso, Dala descido no terreno, dá apoio frontal, recebe a bola com o peito, tira um adversário da frente, progride com a bola em velocidade, e liberta a bola para o corredor direito.


Novamente muito descido no terreno, Dala recebe o passe do seu colega, e sai a jogar em velocidade de trás para frente, e só foi parado em falta.


Dala desce no terreno (novamente) para dar apoio frontal, recebe a bola, desfaz-se do opositor, e tenta distribuir jogo para o corredor direito, mas o jogador do Belenenses conseguiu fazer o corte.


Dala recebe a bola no sector intermedio, e logo em seguida projeta a bola para o extremo esquerdo, e estava lançado o contra ataque.


Dala desce para dar apoio ao jogador do Rio Ave que tinha a bola, recebeu a mesma, desvencilhou-se do seu opositor com uma grande simulação de corpo, e fez um passe longo para o extremo do corredor esquerdo.



Já mais avançado no terreno, Dala é muito forte a atacar zonas de finalização. Como vemos neste lance, Dala ataca zonas de finalização pela direita, recebe o passe, chuta, a bola bate no defesa do Belenenses, que acabou por fazer autogolo.


Dala ataca novamente zonas de finalização, pelo meio, recebe o cruzamento de Galeno, e finaliza com muito critério com o pé esquerdo. Estava feito o segundo golo do Rio Ave (que depois foi anulado pela bola ter batido na mão de um jogador do Rio Ave)


Dala recebe a bola na zona entre linhas, projeta para o corredor direito, e mais afrente ataca novamente zonas de finalização, onde recebeu o passe, e finalizou com critério para o golo do Rio Ave. Lance muito idêntico ao anterior. Novamente Gelson como protagonista...


Dala recebe a bola em terrenos mais avançados, transporta a mesma em velocidade até a entrada da área, e finaliza rasteiro com muito perigo, do lado esquerdo da baliza do Belenenses.


Dala recebe a bola entre linhas, vira e progride em velocidade novamente até a entrada da área, e faz um remate alto e forte para baliza adversária.


Jogo contra o Marítimo (época 2018/2019). Dala recupera a bola depois de um mau passe do defesa do Marítimo, liberta a bola para  o seu colega, ataca a zona de finalização pelo meio, e finaliza para o golo.


Jogo contra o SC Braga (época 2018/2019). Dala recebe a bola pela esquerda, faz uma recepção orientada para o meio, ganha a frente ao defesa do Braga, fica isolado com o guarda-redes e finaliza com muito critério para o golo do Rio Ave.


Jogo contra o FC Porto (época 2018/2019). Dala recebe a bola entre linhas, e de primeira faz um passe de rotura para o seu colega, que finalizou para o golo. Dala antes de receber a bola, já sabia o que ia fazer, já tinha antecipado a desmarcação do seu colega antes mesmo de receber a bola.


Dala cercado por vários jogadores do Porto, mas mesmo assim conseguiu arranjar espaço e libertou a bola para o seu colega, que fez o golo. Saber jogar em espaços curtos com critério é uma das virtudes no jogo de Gelson Dala.


Jogo contra o Benfica (época 2018/2019). Dala recebe a bola na zona média, e desfaz-se de 3 jogadores do Benfica com pormenores deliciosos. Gelson Dala e qualidade técnica andam juntos de mãos dadas.


Outro pormenor delicioso de Gelson. Tira o jogador do Benfica da frente com um chapéu, e em seguida faz um passe de rotura para profundidade do extremo do Rio Ave. Muita qualidade.


Jogo contra o Aves, desta época (2019/2020). A importância da recepção orientada, que Dala sabe explorar muito bem. Recebe a bola, orienta a mesma para frente com uma grande mudança de velocidade, que o fez ganhar a frente a 3 jogadores do Aves, e mais afrente sofreu uma grande penalidade. 
Como frisei acima, Dala chegou ao Rio Ave no mercado de janeiro, e em 6 jogos conseguiu ter logo um grande impacto, mesmo não sendo titular.


Dala tem a progressão com bola em velocidade como uma das suas maiores armas, e aparece muitas vezes nos corredores em velocidade, como ilustra muito bem este lance. Velocidade pela ala, e faz um grande passe que isolou o seu colega a entrada da área.



Estes foram apenas alguns dos muitos lances que demonstram a qualidade de Gelson Dala, e o que é capaz de fazer. Um jogador muito completo, que tem capacidades para jogar em várias posições, como ponta de lança, segundo avançado, construtor de jogo, e consegue também actuar nas alas. Rúben Amorim terá a próxima época um grande talento para explorar. Espero que dê pelo menos a oportunidade de Gelson Dala fazer a pré-época para mostrar-se aos Sportinguistas. Espero que tenha uma verdadeira oportunidade, algo que nunca teve. Preferimos gastar oportunidades em Castaignos desta vida, infelizmente...

















Sem comentários:

Enviar um comentário