Tiago Ferreira é um dos jogadores mais promissores da nossa formação, há quem diga mesmo que é o mais promissor da sua geração. Começou a carreira como lateral esquerdo, e deu nas vistas desde muito cedo nos iniciados. Mas com o passar do tempo, subiu no terreno e tornou-se num extremo, que é onde joga atualmente ao serviço dos juniores. E tem feito uma temporada absurda. Em termos de números, leva 16 golos em 24 jogos esta época.
Tiago Ferreira tem muita versatilidade, qualidade técnica, compreende o jogo como poucos, e esta época tem se revelado um grande finalizador.
Já acompanho o Tiago há muito tempo, e do que vi, por mim reúne características mais que suficientes para jogar a médio interior num sistema tático de 4-4-2. Como por exemplo, João Mário na época 2015/2016 com Jorge Jesus, a médio interior/médio ala. Em alguns momentos do jogo, em função do conjunto de indicadores, ele pense como interior, e noutros momentos do jogo pense como medio ala. No sistema tático, ele funciona como medio interior, porque aquilo funciona como um losango, com um interior direito e esquerdo e depois um jogador mais afrente destes dois. Mas em alguns momentos, por exemplo quando a bola está do lado contrario, ele pensa como um jogador do centro, mas quando está do seu lado, pensa como um jogador do corredor lateral. Essa era ou é umas das grandes características do Jorge Jesus, é ele conseguir que os jogadores saibam identificar o momento de pensar como médio, e o momento de pensar como ala.
É nesta posição, e principalmente neste sistema tático com as dinâmicas que apontei, que vejo o Tiago Ferreira a singrar seriamente na equipa sénior do Sporting futuramente. Consegue criar muito desequilíbrios seja por fora ou por dentro. Tal como era João Mário. Só que um joga na esquerda, e outro na direita.
Mostrarei quatro semelhanças dos dois (Tiago Ferreira e João Mário)
Capacidade dos dois de pegarem a bola no corredor central, e organizarem por dentro
Capacidade dos dois de pegarem a bola no corredor lateral, fazer o movimento interior e associarem-se
Qualidade e critério no cruzamento pela zona lateral
Qualidade técnica para ultrapassarem adversários, e resistirem muitas das vezes ao choque
Sem comentários:
Enviar um comentário