terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Pobre Sporar


Por vezes, os pontas de lanças, principalmente os das características do Sporar, parecem estar desaparecidos do jogo, mas não por culpa própria, mas sim culpa da incapacidade dos colegas de os porem em jogo. 

Domingo contra o Braga, Sporar foi vítima disso. Teve inúmeros lances em que Sporar fazia bons movimentos para receber bolas, mas os jogadores do Sporting, principalmente os médios, não respeitavam. Os centrais do Braga não tiveram quase trabalho nenhum, porque os jogadores do Sporting não tiveram a capacidade de perceber os seus movimentos e as suas desmarcações. Isso mostra também a falta de leitura de jogo dos jogadores do Sporting. Consequências da falta de qualidade no plantel. E enquanto assim for, Sporar andará pelos pingos da chuva, e será visto como um ‘flop’. 
Os jogadores do Sporting têm que se adaptar rapidamente as características de Sporar, se assim for, quem sai a ganhar é o Sporting e o próprio jogador. Os nossos médios têm que ter mais capacidade de meter bolas em profundidade, passes de rotura, para explorar as qualidades do Sporar, e para darem mais trabalho a defesa contrária. 

Sporar é daqueles pontas de lanças chatos, que gostam de atacar constantemente a profundidade para receber bolas. O próprio Sporting de Braga já foi vítima de Sporar na liga Europa, pelo seu antigo clube. Marcou três golos ao Braga, e um deles ilustra bem essa capacidade de Sporar importunar os centrais com  desmarcações e ataques a profundidade. 

Aqui fica o golo: 




Deixarei também alguns lances do jogo contra o Braga, onde Sporar fez bons movimentos e desmarcações para receber a bola, mas os jogadores do Sporting simplesmente não respeitaram:



Camacho recebe bem a bola entre linhas, e ficou em excelente posição para fazer um passe de rotura para Sporar. Sporar fez muito bem o movimento, e ainda apontou para Camacho pôr a bola naquela zona, mas sem sucesso…





Borja neste lance tinha a possibilidade de fazer um passe longo nas costas da defesa do Braga, Sporar sabia disso e faz novamente o movimento, mas sem sucesso. Tentou fazer um passe mais simples, e ainda assim errou…





O defesa do Braga fez um passe errado, e a bola caiu nos pés do Wendel, que ficou em boa posição para fazer um passe de profundidade ao Sporar que já tinha feito a desmarcação, mas infelizmente o Wendel não teve a visão suficiente para meter a bola ali, e preferiu (mal) passar a bola ao Camacho.





Wendel tirou muito bem o opositor da frente, progrediu com a bola, e ficou com um espaço enorme para fazer mais um passe em profundidade. Sporar fez o movimento, ainda deu indicação para Wendel meter a bola ali, mas sem sucesso…





Outra vez Wendel, com um grande espaço para desmarcar Sporar, que faz novamente o movimento para receber a bola nas costas da defesa, mas sem sucesso…





Acuña ganhou a bola na ala esquerda, Sporar correu rapidamente para os meios dos centrais para receber um cruzamento do Acuña, mas sem sucesso. Acuña preferiu fazer um remate sem critério, quando tinha melhor solução que era pôr a bola no Sporar ali no meio entre os centrais. Também tinha a possibilidade de dar a bola ao Camacho, que deu uma boa cobertura ofensiva.





Eduardo com a bola, Sporar novamente em boa posição para receber uma bola longa nas costas da defesa, fez o movimento e ainda fez o gesto com a mão tentando dar indicação ao Eduardo para meter a bola naquele espaço, mas sem sucesso novamente…





Battaglia neste lance recebeu a bola e ficou com um espaço enorme para passar a bola ao Sporar que já tinha feito o movimento para receber a bola em profundidade, mas o cérebro do Battaglia parou, e tentou fazer o passe no timing errado, quando a defesa do Braga já tinha se ajustado…





 Mais uma vez Battaglia. Passou bem pelo jogador do Braga, e ficou mais vez com um espaço grande para fazer um passe ao Sporar, que já tinha feito novamente o movimento no meio dos defesas para receber a bola na profundidade. Mas Battaglia achou melhor dar a bola ao Camacho, e a jogada acabou por não dar em nada, quando tinha potencial para causar muito perigo ao Braga.





Wendel recebeu um bom passe de Acuña entre linhas, e ficou numa boa posição para fazer um passe ao Sporar, que já tinha se movimentado para tal e ainda fez a indicação ao Wendel, mas sem sucesso. Não digo que a opção do Wendel de rematar foi de todo errada, mas causaria mais perigo se tentasse colocar a bola ali em Sporar nos meios dos centrais…





Vietto recebeu a bola entre linhas, e tinha Sporar do lado direito a pedir a bola, e em boa posição para recebe-la, mas novamente sem sucesso. Vietto preferiu colocar a bola no lado de Borja que estava muito melhor marcado pelos jogadores do Braga.
















Sem comentários:

Gelson Dala, um poema que o Sporting não quer ler

Poema. Uma 'expressão' que costumo utilizar com os jogadores de qualidade. Gelson Dala ontem voltou a mostrar esta tal qualidad...