segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Plata - um talento de ouro


                   


Ontem o nosso talentoso jogador Gonzalo Plata fez a melhor exibição com a camisola do Sporting. 

Em apenas 20 minutos em campo, Plata mostrou todo seu talento e potencial, e mudou o jogo do Sporting para melhor. Com toda sua imprevisibilidade e irreverência, Plata deu muita velocidade e profundidade ao jogo do Sporting. Facilitou o processo de criação dos nossos médios, que quando pegassem a bola, tinham sempre Plata dar linha de passe na ala direita e por dentro. Precisa melhorar na capacidade de decisão, mas ainda é muito jovem e para evoluir nesse aspecto, precisará de mais minutos de jogo.  

Plata é um extremo muito imprevisível e criativo, nunca sabes o que pode fazer quando tem a bola. Joga por dentro, joga por fora, faz cruzamentos, tem muita facilidade no drible e muita velocidade. Plata é um verdadeiro talento e em apenas 20 minutos jogados ontem, já fez muito mais que o Jesé em vários. 

Já está na hora do Sporting perceber que tem de começar a dar minutos ao Plata. É nosso ativo e precisa ser valorizado. Têm que parar de priorizar os jogadores emprestados, no caso de Bolasie e Jesé. É Plata que merece a maior prioridade. Temos que começar a preparar já a próxima época, já não temos nada para conquistar internamente, e o mais certo é começar os preparativos para a época que vem. E começa por dar mais minutos ao Plata, preparar bem o jogador para que a próxima época possa explodir com a verde e branca. É um diamante que precisa ser lapidado.

O Silas tem que esquecer urgentemente essa tática dos 3 centrais, que faz com que o Ristovski faça a ala toda direita. Na minha opinião, temos que jogar com o nosso sistema habitual, 4-3-3, com extremos puros. Gonzalo Plata de um lado, e do outro Jovane ou Rafael Camacho. 




                                                      
           Pequenas analises dos lances de Plata no jogo de ontem:




A capacidade de Plata de jogar por dentro. Pegou a bola, e progrediu com ela no meio campo todo. 





Sempre muito mexido e a movimentar-se constantemente no jogo, fez aqui um bom passe a Sporar com um simples toque, depois da perda de bola do jogador do Portimonense. Foi uma boa jogada, pena que depois o Vietto não finalizou da melhor forma.






Plata nunca se esconde do jogo, e até desce no terreno para vir buscar jogo. Vê-se nesse lance que desceu para receber a bola de Wendel, e mais uma vez procurar jogo por dentro.






Agora na ala, Plata sempre bem posicionado e perto dos seus companheiros para receber a bola. No no fim fez um cruzamento que poderia causar muito perigo, se não fosse o corte do defesa do Portimonense. 






Mais um lance por dentro, que desce para dar apoio frontal ao Wendel para receber a bola. Plata nunca de esconde jogo, quer sempre ter a bola...






 Neste lance, Plata apareceu em zonas de finalização, muito bem posicionado e quase que fazia o terceiro golo do Sporting, se não fosse o GR do Portimonense. Plata esteve sempre muito ativo em qualquer zona do campo. 






Até em tarefas defensivas o Plata cumpriu. Vemos bem nessa lance que importunou a fase de construção do Portimonense, conseguindo mesmo um corte. Pena que a bola depois passou a linha.






Plata sempre muito movimentado no jogo, dessa vez recebeu um passe de profundidade na ala, tendo depois feito o movimento interior e passou a bola ao Wendel.






Mais um passe na ala para Plata atacar a profundidade. Sempre muito rápido, Plata partiu pra cima do jogador do Portimonense, com um facilidade de drible tremenda, deixa o jogador para trás, mas infelizmente nao conseguiu fazer o passe da melhor maneira, mérito do defesa do Portimonense que fez o corte. 






Plata novamente a dar opção de passe na ala, e depois faz um grande passe de rotura a ‘isolar’ Sporar. Grande visão de jogo do internacional equatoriano. 






Grande combinação com o Wendel. Plata recebe novamente a bola do lado direito, e logo a seguir devolve a bola a Wendel com um passe a furar a linha defensiva do Portimonense. Wendel finalizou mas a bola bateu no poste. 






Plata neste lance recebeu novamente a bola no corredor direito, e tentou a sua sorte fazendo um remate em espécie de cruzamento, que poderia surpreender o guarda redes, mas não saiu da melhor maneira. 






Mais uma bola que Plata recebe no lado de direito de Wendel. Progrediu e logo a seguir tentou novamente um remate, que saiu mal. Plata foi um pouco precipitado e poderia fazer melhor.
















Sem comentários:

Enviar um comentário