terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Daniel Bragança - When football becomes art



Daniel Bragança é um dos maiores, se não o maior talento do Sporting atualmente. Um jogador cheio de classe, criatividade e irreverência. Brinda-nos com grandes exibições sempre que entra em campo. Dos pés do Bragança saem sempre pormenores técnicos fantásticos, não há um jogo do Estoril em que o Bragança não tenha um lance de pura magia. Vejo todos os jogos do Estoril e sou testemunha disso. 

A segunda liga está a se tornar cada vez mais fácil para Bragança. Já desde o Farense que dava sinais de que a segunda liga é curta para um jogador da sua qualidade. Agora no Estoril está a dar-nos toda a certeza disso. 
Bragança é o jogador ideal para o Sporting, para ser o primeiro médio ou segundo médio. Para ser o responsável pela nossa primeira ou segunda fase de construção, daria muita mais liberdade e segurança ao Wendel. Bragança merecia estar no plantel do Sporting, porque depois do Bruno Fernandes, é o melhor que temos. Mas infelizmente, os responsáveis do Sporting não deram conta disso e com toda incompetência que possuem, emprestaram o Bragança ao Estoril, quando um ano antes já tinha mostrado no Farense que merecia uma oportunidade no Sporting. Mas enfim, está feito. Só nos resta esperar a próxima época para vermos Daniel Bragança com a verde e branca (se não decidirem emprestar de novo, coisa que não duvido) 

Bragança ontem realizou mais uma grande exibição, contra o Benfica B pela segunda liga portuguesa. Separei alguns lances desse mesmo jogo, que vou deixar aqui, com pequenas analises.



1- Este lance começa com o Bragança a aguentar uma carga feita pelo jogador do Benfica, conseguiu manter-se em pé e passou para o seu colega (para quem diz que não tem físico). Em seguida recebe a bola de Rafael Barbosa, dá dois toques ligeiros na bola e faz um grande passe de rotura. Visão de jogo muito acima da media. Timing de passe perfeito, a bola foi diretamente para os pés do jogador do Estoril, que nem precisou fazer muito...




2- Capacidade de recepção a ser pressionado. Reparem que antes de receber a bola, Bragança olha para ver os jogadores adversários a sua volta, para saber onde é que deve orientar a recepção, porque sabia que poderia ser logo pressionado e perder a bola. Recebeu a bola, recepcionou, e protegeu. O jogador do Benfica só teve mesmo que fazer a falta…




3- Qualidade no domínio de bola com o peito, passa a bola por cima, o famoso ‘chapéu’ e já estava pronto para progredir com bola em direção ao ataque. O árbitro assinalou mão de Bragança no momento da recepção, o que eu discordo. A bola bateu no ombro...




4- A importância sem bola. Bragança previu que o jogador do Benfica ia passar a bola naquele espaço onde tinha um jogador do Benfica aberto, antecipou-se, ocupou esse mesmo espaço, cortando logo a linha de passe e impediu que a bola chegasse ao jogador do Benfica. Boa recuperação de bola, que poderia causar perigo...





5- Recupera a bola no meio campo, logo em seguida com apenas dois toques na bola, deixa dois jogadores do Benfica para trás com dribles rápidos e desconcertantes. Progrediu com a bola e fez um passe a isolar o seu colega na ala direita…





6- Destaco novamente a capacidade de recepção de bola. Canto mal batido pelo jogador do Benfica, que teve azar da bola ter caído nos pés do Bragança. Grande recepção com a parte de fora do pé, e passou logo a bola para o seu colega, que deu inicio a uma transição ofensiva a favor do Estoril…




7- Pressão alta para importunar a primeira fase de construção do Benfica. Logo que a bola caiu nos pés do jogador do Benfica para construir, vimos sempre o Bragança ‘em cima’ de quem estava com a bola para evitar uma boa saída para o ataque, até que resultou num mal passe para fora do jogador do Benfica...





8- Bragança é um jogador que gosta muito de gesticular com os colegas. Neste lance, ocupou aquele espaço para dar linhas de passe ao portador da bola, e reparem que faz logo a indicação para o seu colega pôr a bola ali, e o seu colega cumpriu. Bragança logo que recebe a bola, passa pelo jogador do Benfica com um movimento interior, e faz logo um passe de rotura para o seu colega. Infelizmente o timing não foi dos melhores, mas a intenção foi muito boa…




9- Outra vez destaco a importância do Bragança sem bola. Sabia que a bola ia entrar para o jogador do Benfica naquele espaço entre linhas e foi imediatamente para lá fazer a pressão, cortando espaços e conseguiu mais um corte…





10- Último passe sempre bem apurado. Mas reparem bem no Bragança antes de receber a bola, olhou logo para o lado para ver o movimento do seu colega, e assim que recebeu a bola pôs a bola nesse mesmo lado onde o colega ocupou o espaço. Resumindo: Bragança já sabe o que vai fazer antes mesmo de receber a bola. Está constantemente a olhar para o seu redor para saber qual ação terá quando receber a bola. É uma das virtudes de um craque...




11- Mais uma recepção com dois jogadores a sua volta a pressionar. Recebe a bola no ‘meio’ de dois jogadores adversários, e com muita qualidade e critério, enganou um deles com um movimento simples de corpo e em seguida driblou-lhe e passou a bola para o seu colega. Conseguiu se desfazer daquela pressão de dois jogadores do Benfica com muita facilidade e qualidade…




12- Bragança neste lance desceu um pouco no terreno para dar apoio frontal ao portador da bola, recebeu, rodou, e pôs a bola no corredor central. Mesmo a ser pressionado consegue desenrolar-se dos lances com muita facilidade…






Sem comentários:

Enviar um comentário